E se um dia entrar na sua conta de Facebook e deparar com uma rubrica denominada Vídeos Sugeridos (ou Sugestões de Vídeos)? E se um dia quiser produzir um vídeo para essa secção? Sabe que poderá ganhar dinheiro com esses vídeos?
A nova secção acaba de ser anunciada pela Facebook com o objetivo de “monetizar” o upload de vídeos – e tornar ainda mais agressiva a concorrência ao YouTube.
As condições já são conhecidas: os vídeos são agregados na nova secção Suggested Videos e, pelo meio, dão lugar a alguns anúncios publicitários. As receitas revertem a 45% para o Facebook, ficando o produtor com 55%. A nova secção está ainda em testes no mercado norte-americano e a repartição de receitas ainda não começou a ser posta em prática, informa a BBC.
Por dia, são visionados quatro mil milhões de vídeos no Facebook. Questionado pela BBC, Eleni Marouli, especialista em publicidade da consultora IHS lembra que a Internet acaba de assistir a um momento de viragem: «Em dezembro de 2014, o Facebook superou o YouTube em visualizações pela primeira vez, e prevemos que o YouTube vá acabar por perder quota de mercado no próximo ano em diante».