O utilizador de Windows 8.1 tem à sua disposição duas formas de usar o Skype: uma através da interface Metro, disponível a ocupar todo o ecrã e construído com a tecnologia Unversal Windows Apps e outra através da versão desktop, mais tradicional. A Microsoft explicou que vai descontinuar uma das versões e, surpreendentemente, a versão Metro é a que vai ser descontinuada. A medida espanta porque a versão Metro é a que está preparada para poder ser usada no computador, no tablet, no HoloLens, no Surface Hub e na Xbox One.
Por outro lado, a versão de desktop é a mais completa, uma vez que permite aceder a funcionalidades como a partilha de ecrã e vídeo em grupo, aspetos que estão vedados na versão Metro, explica o ArsTechnica.
Sabe-se que o Windows 10 terá nativamente algumas das funcionalidades do Skype original, integradas nas apps Messaging e Phone, como a possibilidade de fazer chamadas vídeo.
A Microsoft conta enriquecer a experiência Skype para o desktop com tecnologia de tradução integrada que deve chegar numa atualização mais para o fim do verão.