A Google estreia hoje um novo algoritmo para o motor de busca que vai passar a dar maior relevância aos sites otimizados para telemóveis e tablets em detrimento dos sites que não dispõem desse tipo de otimização. Além da formatação dos sites, o motor de busca mais famoso da Internet vai passar a dar relevância a resultados relacionados com apps que o utilizador instalou nos respetivos dispositivos. As alterações apenas deverão produzir efeito em pesquisas efetuadas através de telemóveis ou tablets.
Não é a primeira vez que a Google procede a alterações nos algoritmos que apuram os resultados de pesquisas através do motor de busca mais usado na Internet. As duas alterações que tinham sido anunciadas oficialmente produziram efeito em 3% e 13% dos resultados das pesquisas.
A Google nem sempre anuncia oficialmente as alterações que introduz nos algoritmos de pesquisa – e o facto de ter anunciado a mais recente mudança no blog oficial da empresa levou alguns dos especialistas a acreditar que o novo algoritmo poderá ter um impacto bem maior nas listagens de resultados que as alterações efetuadas no passado. E por isso há quem apelide o novo algoritmo de mobileggedon.
As alterações agora anunciadas estão em preparação desde fevereiro, tendo a Google testado algumas versões experimentais antes da estreia levada a cabo durante o dia de hoje, informa o The Guardian.