A Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas (ESOP) quer ajudar o governo a definir uma estratégia para as tecnologias … e também para a promoção das normas abertas. E por isso lançou plataforma de crowdsourcing, que pretende recolher os contributos dos aficionados das tecnologias de código aberto «na criação de um modelo de crescimento e desenvolvimento sustentável para Portugal».
A iniciativa, que dá pelo nome de Portugal Open Source 2020 (POS 2020), vai recolher contributos dos internautas até 31 de março. Das propostas dos diferentes utilizadores, resultará a formulação de um documento que deverá servir de guião para as diferentes ações da ESOP.
«O POS 2020 consiste na recolha de ideias e elaboração de um plano estratégico para a utilização das tecnologias e normas abertas como motor do crescimento e desenvolvimento da economia e da sociedade portuguesa durante o período de 2015-2020», refere um comunicado da associação.
Na POS 2020, os cidadãos vão poder pronunciar-se sobre mobilidade, educação, telecomunicações, big data, cloud, entre outros temas.