O grupo hacktivista Anonymous Portugal levou a cabo um ataque esta manhã contra os sistemas do Banco Novo, Banco de Portugal, Ministério da Agricultura, Câmaras de Coimbra e Portalegre, e sites do PSD Alto Minho e do PS Açores. Na lista de endereços divulgados, figura um que tem o nome de Ricardo Salgado (ainda com o endereço relativo ao BES), e que provavelmente dirá respeito ao antigo líder do Grupo Espírito Santo.
O ataque tem por objetivo o protesto contra o apoio que o Estado estará alegadamente dar para a reabilitação financeira do BES (agora Banco Novo), mas os hacktivistas garantem que se trata apenas do início de uma operação que pretende revelar toda a corrupção que existe em Portugal, informa a RTP.
No Facebook, os Anonymous Portugal, recordam que a divulgação de endereços de e-mail tem por objetivo ajudar o povo a reclamar os responsáveis pelas referidas instituições bancárias. «Afinal, somos nós que pagamos… também temos que reclamar!», remata a mensagem dos hacktivistas.
O ataque, que foi reivindicado pelos Anonymous Portugal e também pelos grupos OutsideTheLaw and Sidekingdom12, foi batizado de #OpNewBlood.
No ataque, foram revelados 200 endereços de e-mail que, alegadamente, pertencem a funcionários do Banco Novo e do Banco de Portugal. De maiores proporções terá sido o ataque aos sistemas do Ministério da Agricultura, que levou à publicação de 2700 dados (e-mails, números de telemóvel, senhas de acesso, etc.) de funcionários.