
Edward Snowden entra para a história como o ex-operacional dos serviços secretos norte-americanos que deu a conhecer os programas de ciberespionagem da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) – e Tails entra para a história como o sistema operativo que permitiu que Snowden levasse a sua denúncia avante.
The Amnesic Incognito Live System – ou apenas o acrónimo Tails. Está longe de ser um sistema operativo comercial e nem sequer tem uma marca a suportá-lo… até porque não se sabe quem criou este sistema que pode ser usado a partir de discos de DVD, pens USB ou até cartões microUSB.
Membro da família Linux, que tem como principal missão a defesa do anonimato, o Tails distingue-se pelo uso de tecnologia de encriptação PGP e ainda pelo recurso à famosa plataforma Tor, que costuma ser associada ao lado negro da Internet por garantir vários níveis de privacidade das comunicações. A estas duas tecnologias juntam-se mais duas: a tecnologia de proteção de passwords KeePassX e um sistema de encriptação de chats com o sugestivo nome de Off-the-Record.
Além das tecnologias de encriptação, há uma característica que torna o Tails realmente diferente dos sistemas operativos “comuns”: o Tails está preparado para nunca recorrer (nem deixar vestígios) no disco rígido e apenas usa a memória RAM do computador, apagando toda a informação pessoal (ou rasto de uso do Tails) quando a máquina é desligada.
De acordo com a Wired, tanto Snowden como do advogado e jornalista Glenn Greenwald e a realizadora Laura Poitras usaram o Tails para trocarem informação e programarem a denúncia dos programas de ciberespionagem da NSA.
Além de garantir anonimato, o Tails tem ainda uma virtude acrescida: é potencialmente imune a contágios de malware. Pelo mesmo motivo limita em grande parte as probabilidades de intrusão num computador e torna inúteis as peritagens que possam ser levadas a cabo pelas autoridades junto de computadores de suspeitos.
Apesar da fama que já começou a granjear, Tails não se escapa a algumas críticas. Na página da Wikipédia, há uma lista com queixas de utilizadores, que acreditam que este sistema operativo não apaga todos os dados do utilizador quando o computador é encerrado, e revelam ainda algumas falhas no que toca ao encerramento e reinício das máquinas. Há mesmo relatos de falhas generalizadas quando este sistema operativo em alguns modelos da HP, Lenovo, Toshiba, entre outras marcas.