Sue Gardner, editora executiva da Fundação Wikimédia, confirmou que várias centenas de contas de participantes da famosa enciclopédia online são suspeitas de aceitarem encomendas para a redação de artigos com teor elogioso.
As investigações levadas a cabo pela instituição que gere a Wikipédia levaram à interdição de 250 contas. Os dados mais recentes que constam na Wikipédia referem que 323 contas foram confirmadas como "sockpuppets" (o nome que a gíria dá, em inglês, aos perfis fictícios de apoio a uma marca ou uma causa). Outras 84 contas são suspeitas de operarem nos mesmos moldes.
Entre as contas mais usadas para o elogio enciclopédico distingue-se a Morning227.
Startups de Silicon Valley, empresas financeiras, escritores, médicos, músicos e até uma marca de combustível estão entre os clientes destas contas de participantes na Wikipédia.
Segundo a BBC, na origem da maioria destas contas por encomenda estará, alegadamente, a empresa norte-americana Wiki-PR, que hoje produz artigos sob encomenda para mais de 12 mil pessoas e marcas.
A investigação levada a cabo pela Fundação Wikimédia revelou ainda que, nalguns casos, os artigos elogiosos recorriam a citações de artigos publicados em sites noticiosos que têm por base o denominado jornalismo-cidadão (CrunchBase, DigitalJournal.com e Technorati.com são os títulos referidos).