Na Internet, o conteúdo pode fazer a diferença entre lucro e prejuízo. O método dos 8 P, da autoria do brasileiro Conrado Adolpho, pretende confirmar a relação direta entre os conteúdos produzidos e os negócios que são gerados por esses conteúdos.
«Quanto melhor for o conteúdo, melhor será o segmento que poderá alcançar com esse conteúdo. A Apple é um bom exemplo de como se pode distinguir preço de valor. O iPhone é caro, mas toda a gente quer ter um. As pessoas compram porque valorizam o produto», refere o guru do marketing digital que vem aos arredores de Lisboa iniciar mais um ciclo de formação nos dias 18 e 19 de outubro.
Depois de sete anos à frente da agência de marketing digital Publiweb, Conrado Adolpho decidiu passar a dedicar–se a tempo inteiro à exploração e evangelização do método dos 8 P – mais de 3000 formandos já seguiram este modelo de negócios na Web. O livro homónimo já vendeu mais de 20 mil exemplares.
No final, esta teoria de marketing digital poderá ter criado impacto em mais de um milhão de pessoas, estima o próprio Conrado Adolpho, em entrevista telefónica para a Exame Informática.
Há ou não um segredo de sucesso nos negócios baseados na Internet? O método dos 8 P começa por responder à questão tomando por ponto de partida uma distinção: «Na Internet vende-se bits e não átomos (como acontece nas lojas fora da Internet)», explica Conrado Adolpho.
Os 8 P é a fórmula usada para memorização e simplificação dos vários passos que o homem de negócios – ou o responsável pelas vendas e pelo marketing – deve seguir para tentar ter sucesso na Web.
Eis a enumeração do método: 1) Pesquisa de mercado que permite saber o que o mercado e consumidor querem; 2) Planeamento da máquina e do serviço de marketing; 3) Produção dos site e dos restantes canais de comunicação que usam a Net; 4) Publicação de conteúdos; 5) Promoção do produto com vídeos e outros conteúdos; 6) Propagação de conteúdos entre internautas e analisar o grau de atividade dos consumidores; 7) Personalizar os contactos estabelecidos entre uma marca e um cliente; 8) Precisão na análise das iniciativas e resultados gerados, sendo que a análise destes resultados abre caminho ao primeiro passo (Pesquisa de mercado para o lançamento de um novo serviço).
Conrado Adolpho forma profissionais e empresários da Internet através de sessões de evangelização que combinam aulas em presença, vídeos com dezenas de táticas para resolução de diferentes problemas ou desafios e ainda seminários on-line que ajudam a tirar dúvidas. Todo o processo de formação pode demorar até seis meses a ser levado à prática.
O guru do marketing digital recorda que, na Internet, não se consegue vender tudo, mas há uma característica que faz toda a diferença face à comunicação na TV: «Na Internet, as pessoas estão mais comprometidas, têm de clicar no rato e inclinar-se para a frente. E há também maior retenção de informação».