![encriptacao.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1144896encriptacao.jpg)
Quantos dígitos vê nesta imagem?
Duas fontes próximas da Google revelam que a empresa está a testar novas formas de encriptar os conteúdos no Drive de forma a evitar a espionagem dos governos e das agências de informação. Desta forma, a Google poderá conseguir distanciar-se de toda a polémica envolvendo os documentos de Snowden e as recentes revelações sobre a NSA e o governo dos EUA. «Mecanismos como este podem ajudar a devolver a confiança aos utilizadores e permitir que comecem a fazer cópias de segurança integrais dos seus discos», disse Seth Schoen, da Electronic Frontier Foundation, citado pela Cnet.
Com os conteúdos encriptados, a Google estaria impedida de entregar os ficheiros às autoridades, mesmo com mandatos judiciais válidos. A opção de encriptar conteúdos que estão armazenados na nuvem traz custos financeiros e de processamento acrescidos. Ainda não se conhecem os métodos que a Google vai usar neste processo, mas tudo indica que a encriptação e desencriptação aconteçam já nos servidores da empresa.
A Google, no passado, enfrentou várias vezes as autoridades para evitar ceder dados dos seus utilizadores, defendendo a privacidade de cada um dos registos.