
A privacidade parece ser um bem cada vez mais raro nos dias que correm. Que o diga Daniel Bangert, um alemão de 28 anos que recebeu a visita da polícia depois de uma piada sobre a NSA no Facebook.
Tudo começou quando Bangert criou um evento onde convidava as pessoas para um passeio com o objetivo de ver espiões da NSA no seu habitat natural, no chamado Dagger Complex, uma instalação militar dos EUA perto de Griesheim, a sul de Frankfurt. Segundo o Gigaom, o evento incluía uma descrição que dava a entender, num tom humorístico, que se trataria de um passeio para ver o “habitat ameaçado dos espiões da NSA”.
Quatro dias depois, Bangert recebeu a visita da polícia alemã que o questionou sobre o seu suposto protesto e que lhe disse que o mesmo só poderia decorrer se tivesse licença para tal. Também lhe pediram que não contasse a ninguém a sua visita, coisa que não aconteceu.
Depois de a história ter aparecido num pequeno jornal local, acabou por ser farejada pelo Der Spiegel. Este último confirmou junto de fonte oficial da polícia que a visita tinha, na realidade, ocorrido depois de o alarme ter sido soado pela Polícia Militar norte-americana. Aparentemente, os militares encontraram o post no Facebook e alertaram as autoridades locais.