A Yahoo! acaba de confirmar uma data histórica para a Internet: no dia 8 de julho o serviço de pesquisas AltaVista será descontinuado. A partir dessa data, quem tentar entrar no endereço do AltaVista será re-encaminhado para a caixa de pesquisas do Yahoo!, informa a BBC.
Não será tanto pela quota de mercado que a ausência do motor de busca se fará sentir, mas antes pela história que comporta: o AltaVista foi lançado pela Digital em 1995, chegando aos 80 milhões de pesquisas diárias dois anos depois, lembra a Wikipédia.
Ainda não se falava da febre das dot.com, e já o AltaVista vivia a euforia dos mercados: transitou, com a aquisição da Digital, para a Compaq, o que levou a perigar o acordo de exclusividade com a Yahoo, que na altura também era um dos nomes mais sonantes da Web.
Nas mãos da Compaq, o AltaVista tentou catapultar-se para a esfera dos portais, com a inclusão informação e secções que iam muito além da simples pesquisa – e fracassou. Depois de uma tentativa falhada de venda, o AltaVista acabaria por ser vendido à Overture. Corria o ano 2003, e o Google já era dono e senhor das pesquisas. A própria Overture acabou por ser comprada pela Yahoo! ainda em 2003.
Os 10 anos enquanto proprietária do histórico motor de busca não valeram muito mais que um breve comentário no blogue da Yahoo, no meio de um lista de muitos outros serviços que vão ter a mesma sorte: «AltaVista, 8 de julho de 2013; Por favor, visite o Yahoo! Search para todas pesquisas que precisar de fazer»