Logo que se entra na nova página, percebem-se algumas alterações. A imagem do mapa ocupa agora o ecrã todo e há imagens e fotos associadas aos locais a aparecerem num carrossel na parte inferior da página. Estas fotografias podem ser da Google ou terem sido carregadas pelos utilizadores. As imagens podem ser vistas isoladamente ou como uma tour. As tours são geralmente criadas através de imagens carregadas por outros utilizadores e permitem ter uma vista global sobre um determinado local. As fotos podem estar alojadas no Google+, no Picasa ou ser Photo Spheres, que são vistas 360º de determinados locais.
A pesquisa é feita através de um widget colocado no topo do ecrã. Os resultados são apresentados como pontos de interesse no mapa. Os locais pesquisados podem ser filtrados por estarem próximos do ponto de partida ou do destino ou ainda por terem sido recomendados por contactos nossos ou pela crítica em geral.
A nova plataforma permite a criação de mapas personalizados para cada pesquisa e inclui agora informação do Zagat e críticas a restaurantes. A Google procurou recriar um sistema de recomendações também no mapa, pelo que, quanto mais o usa, maior capacidade de previsão o sistema apresenta.
Para os negócios e empresas há também novidades, com a possibilidade de se oferecerem, por exemplo, descontos a quem chegar a determinado café através do Google Maps. As lojas podem criar cartões de informação que aparecem visíveis ao utilizador quando clica na localização da loja no mapa. Nestes cartões podem estar incluídas informações como o horário ou contactos da loja.
A Google pretende que o serviço de Mapas possa também ser usado como GPS e permite o redireccionamento baseado nas condições de trânsito e a visualização comparativa de trajetos. A preview dos novos Google Maps está disponível por convite que pode ser solicitado aqui.
Veja também um vídeo com a apresentação das novidades do Google Maps mais abaixo.