Na abertura do Sapo Codebits, Abílio Martins aproveitou para fazer um balanço de 9 meses de Meo Kanal. De acordo com o responsável da PT, mais de 450 mil casas já viram o serviço que permite a qualquer cliente da PT criar um canal de TV. No total registaram-se mais de 40 milhões de visualizações. Hoje, o serviço já conta de mais de 25 mil canais criados pelos utilizadores. O totaliza cerca de 2,5 anos de vídeos.
Além dos números, os responsáveis da PT deram a conhecer um punhado de novidades – entre as quais se destacam a versão beta do Meo Kanal para iPad (lançada hoje) e ainda a disponibilização do acesso ao Meo Kanal através de satélite.
A PT procedeu ainda a uma reformulação do interface de televisão, com o objetivo de a tornar mais robusta e fácil de usar.
Entre as estreias, encontram-se as funcionalidades de histórico de canais, recomendações de canais similares e a incliusão de uma ferramenta para “ver depois” e ainda a possibilidade de integrar em cada canal vídeos que estão na Internet, bastando para isso usar o link desse mesmo vídeo. A todas estas funções junta-se uma “playlist shuffle”, que permite reproduzir os vídeos de cada criador de forma aleatória.
A produção de conteúdos vai passar a contar com estatísticas, seguidores, e número de casas que viram o canal.
No dia em que aproveitou para informar uma parceria para a área da investigação com os laboratórios da Universidade Nova de Lisboa. Abílio Martins lembrou que, no âmbito das parcerias estabelecidas nos últimos anos com as Universidades de Aveiro e do Porto, foram levados a cabo 73 projetos de investigação.
A abertura do Sapo Codebits serviu ainda para anunciar um projeto que agrega 25 anos de notícias da Lusa num interface gráfico, que permite apurar a importância de várias personalidades e as relações que estabelecem entre si ao longo do tempo e de acordo com as diferentes temáticas.