O serviço já está disponível em www.outlook.com e pode ser experimentado por quem tem uma conta Live, como acontece com os utilizadores do Hotmail. De acordo com a Microsoft, o novo serviço representa «um passo arrojado» porque representa um novo «conceito do e-mail pessoal».
A Microsoft pretendeu alterar por completo a experiência de utilização dos serviços de e-mail. No comunicado à imprensa, a Microsoft destaca quatro pontos:
«Uma experiência moderna para browsers e dispositivos modernos: uma interface fresca e limpa para o utilizador, simultaneamente intuitiva e funcional, que opera de forma contínua em múltiplos dispositivos, graças ao Exchange ActiveSync. Este novo interface sóbrio possui menos 60% de pixéis no cabeçalho e 30% mais de mensagens na caixa de entrada (inbox). Não apresenta anúncios em “display” ou grandes barras de pesquisa que consomem todo o espaço extra.
Ligação a amigos, família e colegas, onde quer que estes estejam: A preview do Outlook.com apresenta um serviço ligado ao Facebook, Twitter, LinkedIn, Google e em breve ao Skype. Permite a visualização de fotografias dos amigos, mensagens e atualizações de estados, conversações e chamadas – tudo potenciado por uma lista de contactos permanentemente atualizada e que está igualmente ligada a todas estas redes.
Inteligente e poderoso: O Outlook.com ordena automaticamente as mensagens provenientes de contactos, newsletters, atualizações de envois, atualizações de redes sociais, e graças à função de varrimento (“sweep”) o utilizador pode mover ou apaga-las em apenas alguns clics. Mais ainda, o serviço inclui o Office Web Apps gratuito – Word, Excel, PowerPoint e OneNote, além do serviço de armazenamento online também gratuito SkyDrive.
Coloca o utilizador em controlo: Permite que o email pessoal seja isso mesmo, pessoal (aqui não há anúncios com base em mensagens personalizadas e customizadas aos perfis, não há filtragem de email pessoal para servir propósitos publicitários). Adicionalmente, possui excelentes ferramentas para utilizadores mais sofisticados e exigentes, que fazem um uso intensivo do correio eletrónico.»