Curiosamente, o anúncio de prejuízos não produziu efeitos negativos no valor das ações da Microsoft que estão a ser transacionadas na bolsa de Wall Street.
Segundo a Reuters, os títulos da Microsoft fecharam ontem com uma valorização de 2,5% (30,67 dólares por ação).
A reação dos mercados bolsistas poderá estar relacionada com o facto de os resultados trimestrais da Microsoft já serem mais ou menos esperados. Há mais de um mês que a companhia de Redmond anunciou que iria inscrever nos resultados trimestrais o investimento na aquisição pouco feliz da empresa aQuantive, que teria por objetivo dar bagagem comercial à Microsoft na disputa do mercado publicitário na Internet. A compra ficou orçada em 6,2 mil milhões de dólares.
Na imprensa internacional, vários analistas lembram ainda que, sem a integração dos valores despendidos na compra aQuantive, os resultados da Microsoft até poderiam ser considerados positivos.
No segundo trimestre de 2012, a faturação da Microsoft cresceu 4%. As vendas do Windows registaram uma perda de 540 milhões de dólares devido ao abrandamento das vendas de PC e ao desconto de preços relacionado com o upgrade do Windows 7 para o Windows 8.
Segundo a Microsoft, caso a compra da aQuantive não surgisse nas contas e a promoção do Windows 8 não tivesse sido feita, a companhia apresentaria lucros de 67 cêntimos de dólar por ação – valor que é superior aos 62 cêntimos de dólar por ação esperados inicialmente pelos observadores dos mercados.