![Virus_Green_by_AzDude.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1146852Virus_Green_by_AzDude.jpg)
O FBI desliga hoje os servidores usados para manter na Internet as milhares de máquinas infetadas com o malweare DNSChanger. Segundo a CNET, é demasiado dispendioso manter estes servidores ligados, pelo que a agência decidiu desativá-los.
Descoberto em 2007, o malware DNSChanger infetou milhões de computadores em todo o mundo. Este malware tem como objetivo modificar as definições de DNS de uma máquina, de modo a redirecionar o tráfego para servidores infetados. Assim, quando os utilizadores escrevem o endereço de um site no browser, são redirecionados para um site malicioso, cujo objetivo é, normalmente, sacar dinheiro aos internautas.
O ano passado, o FBI conseguiu eliminar o grupo criminoso responsável pelo malware, e converteu os servidores. O objetivo era manter online os utilizadores infetados, dando-lhes tempo para limparem as suas máquinas.
Para saber se o seu PC está infetado, pode visitar o site DNS OK. Em caso afirmativo, o site DCWG inclui sugestões sobre o que deve fazer e uma lista das empresas que oferecem ferramentas gratuitas para limpar a sua máquina.