De acordo com especialistas contactados pela BBC, os últimos endereços registados no Protocolo de Internet versão 4 (IPv4) deverão ser atribuídos dentro de 18 meses, prevendo-se que todos os endereços estejam em uso em Abril de 2012, consumando a esgotamento dos endereços electrónicos à escala mundial – pelo menos no que toca à norma IPv4.
A estimativas têm por base os volumes de endereços solicitados/atribuídos nos últimos tempos.
O crescente número de dispositivos que se conectam à Internet é o principal motivo do alarme agora lançado: "Há 10 anos dizíamos que isto iria acontecer no futuro. Agora andamos todos de iPhone no bolsos e já estamos nesse futuro", Axel Pawlik, director da Ripe NCC, entidade que gere a atribuição de endereços da Net na Europa.
Repetidamente, representantes da indústria tecnológica têm alertado para a necessidade de migrar para o Protocolo de Internet versão 6 (IPv6), mas a verdade é que os operadores de acesso à Net (ISP), que têm um papel fulcral nesta evolução, tardam em aderir à nova norma… devido aos atrasos provocados na comunicação entre dispositivos que usam dois protocolos diferentes.
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail