Numa conferência telefónica com vários jornalistas, Nundu Janakiram, gestor de Produto do Google, deu a conhecer ontem os principais atractivos desta nova versão da famosa página de pesquisas e lembrou que as alterações não só pretendem acompanhar as tendências mais recentes, como têm em conta vários estudos de mercado e testes com utilizadores.
Na apresentação, as atenções centraram-se no "painel da esquerda" que já era conhecido por agrupar várias "dimensões possíveis" de uma pesquisa (imagens, livros, notícias…) e vai passar a contar com funcionalidades que facilitam a filtragem de informação, e a selecção de conteúdos mais relevantes no âmbito de cada secção do tema pesquisado.
Um exemplo: uma pesquisa pela palavra "iPad" origina automaticamente uma lista de resultados que o utilizador pode refinar a pesquisa por imagens, livros, notícias, blogues, ou outras "secções" de um tema. Mas o novo "painel da esquerda" permite ir mais longe: o cibernauta pode optar por conhecer concorrentes do iPad e fazer uma pesquisa com a ferramenta something different (por enquanto apenas em inglês). Depois de ter encontrado um potencial rival do iPad, pode assinalar os resultados, a fim de os encontrar mais tarde.
Entre as novidades, realce ainda para a apresentação de excertos de pesquisas e ainda uma funcionalidade que reduz ou aumenta o número de resultados financiados pela publicidade.
No aspecto visual, destaque para reformulação do logótipo do motor de busca.
Os responsáveis da Google admitem que alguns cibernautas fiquem descontentes com as alterações, mas lembram que a renovação da página de pesquisas tem em vista a simplicidade e a criação de um espaço que reúne as principais ferramentas.
Nundu Janakiram informou ainda que a nova página deverá contemplar adaptações a cada língua.
Nos EUA, a versão móvel do motor de busca deverá integrar estas alterações de imediato, prevendo-se que nos tempos seguintes a nova página de pesquisas da Google chegue aos smartphones de outros países.
Visite a nova versão do Google e dê-nos uma opinião sobre as mudanças da página de pesquisas.