O gabinete de patentes dos Estados Unidos acaba de acaba de atribuir a patente 7,669,123 à Facebook, que garante a propriedade intelectual sobre soluções que permitem enviar, na própria hora, para vários utilizadores registados notícias ou eventos que tenham sido inseridos numa ou mais contas de portais sociais.
O registo de patente, que foi anunciado inicialmente pelo site AllFacebook.com, já começou a gerar protestos da comunidade virtual, dada a popularidade que o serviço de feeds assumiu em múltiplos portais sociais e sites noticiosos.
No Twitter, provavelmente o portal mais afectado pela nova patente, as vozes de alguns especialistas já se fizeram ouvir, solicitando a reforma da lei das patentes.
A verdade é que a Facebook não pretende ficar por aqui: patente agora registada deverá funcionar como complemento a outra que está à espera de aprovação.
Neste caso, há ainda outra curiosidade a ter conta, como lembra a Cnet: em 2006, o Facebook iniciou um serviço de feeds, mas a comunidade não recebeu bem a novidade… pouco depois o portal social pediu desculpa pela eventual violação de privacidade e inseriu novas regras no serviço disseminação de notícias.
Concorda com o registo de patente sobre os feeds de portais sociais? Dê-nos a sua opinião.