O anúncio no eBay descreve um modelo da nave Enterprise que mede cerca de um metro e que custa mil dólares. Rapidamente, as redes sociais e comunidades de entusiastas apontaram que se tratava do modelo original usado nas filmagens de Star Trek e surgiram apelos de que fosse devolvido aos seus legítimos proprietários. Pouco depois, o anúncio deixou de estar publicado.
Rod Roddenberry, filho de Gene Roddenberry e atual gestor do património Roddenberry, escreveu no Facebook e na X que estava à procura do vendedor do artigo para estudar formas de ter o modelo de volta. O ArsTechnica contactou o vendedor que recusou identificar-se ou explicar como obteve o artigo: “Tudo o que posso dizer é que está fora das minhas mãos e com uma equipa adequada”.
Este modelo foi criado por Richard Datin Jr, sob a direção de Gene Roddenberry, durante a pré-produção, ainda antes de se saber que teríamos uma saga completa. Depois, foi criado um modelo de cerca de três metros que é o que aparece na maior parte das cenas. O modelo original, de apenas um metro, foi usado para a sequência de abertura e em quase todas as cenas do episódio piloto.
Acredita-se que Gene Roddenberry chegou a ter este modelo na sua secretária e que o emprestou à produção de Star Trek: The Motion Picturee nunca mais o viu de volta.
Depois de ter surgido o ‘alerta’ em vários fóruns online, vários entusiastas e especialistas debruçaram-se sobre todas as fotografias partilhadas pelo vendedor, analisando cada detalhe e constataram que se tratava efetivamente de imagens do modelo original. Algumas partes da nave são planas, há uma porta em falta, o grão da madeira do suporte, o cartão de visita de Datin são alguns dos pormenores que os entusiastas validaram e que permite confirmar que estamos perante a peça autêntica.