As compras e vendas de tokens não fungíveis (NFT) continuam a gerar fortunas que conseguem somas avultadas por terem peças raras e de coleções restritas. No entanto, o erro humano também continua a existir e a dar origem a situações insólitas, como a de um colecionador que tinha uma Etherrock e pretendia vendê-la por 444 unidades de ether (ETH), mas definiu o preço de 444 unidades de wei (a unidade mais pequena de ETH). Em vez de receber o milhão de dólares, recebeu o equivalente a menos de um cêntimo de dólar.
A situação aconteceu por causa de um bot que rapidamente detetou a pechincha e executou a compra, sem dar hipótese de arrependimento ao vendedor. Em perspetiva, uma ETH equivale a 1.000.000.000.000.000.000 wei, ou seja, os wei são uma fração ínfima de uma ETH.
Agora, o mesmo NFT está a ser vendido por 234 ETH, ou seja, cerca de 600 mil dólares. O antigo proprietário, Dino Dealer, escreveu no Twitter a história, mostrando a sua frustração e lamentando a situação.
O projeto EtherRock já tem mais de quatro anos, mas só mereceu a atenção da comunidade e começou a valorizar no ano passado. A coleção consiste em cem imagens clipart da mesma rocha em formato de cartoon, cada uma com uma cor ligeiramente diferente. Em outubro do ano passado, houve uma proposta de compra por um destes NFT que chegou aos 900 ETH, cerca de 3,5 milhões de dólares.
Quando foi pedir alguma complacência aos responsáveis da Etherscan, o mercado no qual a transação aconteceu, a caixa de Dino Dealer recebeu rapidamente várias propostas de burlões que se ofereciam para restituir o NFT ‘perdido’ em troca de dinheiro e com o negócio a ter de ser combinado por WhatsApp ou e-mail. Os responsáveis da plataforma não se pronunciaram sobre o sucedido, mas as probabilidades de Dino Dealer ter a sua obra de arte NFT de volta são diminutas.