Um cruzamento em Salem, Massachusetts, nos EUA, tem um visível sinal vertical de STOP. No entanto, muito poucas são as pessoas que efetivamente o respeitam. Agora, há uma câmara a emitir constantemente vídeo para um canal de Twitch onde mais de 125 mil pessoas seguem as imagens e rejubilam quando alguém verdadeiramente cessa a marcha. O título do canal diz tudo: “98,73% dos veículos não param”.
Mesmo correndo riscos, e quase chegando a provocar acidentes, a maior parte dos condutores ignora o dever de parar naquele local. A popularidade do canal, noticia o Engadget, já chegou aos cidadãos que por ali passam. Já foi possível ver um condutor parar, sair do carro e acenar para a câmara e outras duas pessoas, durante a noite, simularam um duelo de sabres de luz. Outro condutor de passagem parou, identificou-se no chat do canal e removeu um autocolante colado no sinal de STOP.
A transmissão já está no ar desde o ano passado, altura em que começou a ter algumas, poucas, visualizações. No entanto, este fim de semana alguns utilizadores deram relevância e promoveram-no nas suas audiências, o que levou a um fluxo de utilizadores a começar a segui-lo.
100Jhb, que pertence à equipa do 100Thieves, referiu este canal no Twitter e, “quando as pessoas começaram a ir para lá e ficar a ver durante a noite, tive a ideia de criar um TikTok para ver se conseguia dar-lhe mais visibilidade”, cita o Kotaku. Assim aconteceu, com a publicação do TikTok a ter mais de 800 mil visualizações e, durante a noite, o canal passar de algumas centenas para milhares de seguidores.
Atualmente, a transmissão do Twitch está a ter entre mil a três mil visualizações em simultâneo a qualquer hora.
Agora, quando alguém realmente para no sinal de STOP, multiplicam-se as reações de rejubilo, com mensagens como “Eu estava aqui” ou “Eu assisti a isto”.
Pode visitar a página em https://www.twitch.tv/stopsigncam