A SpaceX está a construir uma constelação de satélites que um dia vai funcionar como um fornecedor global de internet, mas o projeto tem amealhado críticas. A comunidade de astrónomos tem estado preocupada com o nível de brilho refletido pelos satélites da tecnológica norte-americana e que causa ‘poluição’ visual na observação de astros e outros elementos espaciais. O brilho é de tal forma notório, que até já foram confundidos com OVNI. Mas a solução está a caminho.
Elon Musk, diretor executivo da SpaceX, respondeu a um utilizador no Twitter que o questionou sobre o brilho refletido pelos satélites da constelação Starlink. O milionário sul-africano explicou que isso deve-se ao ângulo dos painéis solares dos satélites durante a fase de ascensão orbital e revelou que a empresa está a trabalhar na correção do problema do brilho.
Segundo uma notícia da publicação BBC, a SpaceX está a criar um elemento que vai ajudar a reduzir o reflexo de luz por parte dos satélites que forem enviados para o espaço nos próximos lotes – o lançamento mais recente aconteceu nesta quarta-feira, com o envio de mais 60 satélites Starlink.
Ainda de acordo com o mesmo artigo, os satélites que estão em posição estacionária vão, nos próximos meses, afastar-se um pouco mais da Terra e vão redirecionar os painéis solares relativamente ao Sol, o que deverá fazer com que a constelação Starlink seja mais difícil de ver a olhu nu – o que não significa que resolva o problema dos astrónomos.
“As câmaras dos astrónomos estão desenhadas para tirar fotografias de coisas com brilho muito fraco e o brilho [dos satélites] pode arruinar esses dados”, explicou Jonathan McDowell, astrónomo no centro de astrofísica da Universidade de Harvard, em declarações à BBC, mas que, ainda assim, aplaude “o facto de [a SpaceX] estar a tentar encontrar formas para torná-los [satélites] menos brilhantes”.
A SpaceX, que planeia colocar mais de 12 mil satélites em órbita, já realizou quatro lançamentos relacionados com o projeto Starlink em 2020, num total de sete realizados desde o arranque da iniciativa.