Zapata quer viajar de Sangatte, França, até St. Margaret’s Bay, Reino Unido, cruzando os céus do Canal da Mancha num hoverboard a jato. A travessia deverá demorar cerca de 20 minutos a velocidades que rondam os 140 km/h. Zapata já usou este aparelho durante o dia da Bastilha e estima que, nessa façanha, tenha usado apenas 3% das capacidades do hoverboard. A travessia da Mancha vai exigir 99,9% das capacidades, com o inventor a estimar que tem apenas 30% de sucesso, noticia o The Verge.
O hoverboard tem cinco motores turbo, cada um com 250 cavalos, e é constituído por três peças: a prancha, um controlo remoto e o depósito de combustível que é colocado às costas do viajante. A travessia vai ser feita em duas partes, pois o depósito tem capacidade para dez minutos de voo de cada vez.
Zapata foi autorizado a ter apenas uma paragem para reabastecimento, embora ainda não se saiba se aterrar no navio ou tentar o refill em pleno voo. A viagem está marcada para esta quinta-feira, data em que se assinala o 110º aniversário da primeira viagem de avião entre Grã-Bretanha e França.