A Internet das Coisas começa a entrar também no mundo dos animais de estimação. A britânica SureFlap já vende alguns produtos como portas que só se abrem aos animais com o chip correto ou dispensadores de comida que só fornecem aos “bichos” que tragam a coleira com chip RFID correto.
Agora, é a vez de uma porta que pode ser controlada remotamente pelo utilizador, através de uma app. A aplicação desenhada permite alertar o dono quando a porta se abre ou fecha, criar horários de abertura e trancá-la à distância. Para assegurar o correto funcionamento, o utilizador deve ter uma ligação de banda larga com um mínimo de 1 Mbs, uma porta Ethernet disponível para ligar o hub e ainda quatro pilhas tipo C, que garantem uma autonomia de cerca de seis meses, em utilização «normal», explica o Tech Crunch. As comunicações entre o hub e a porta são encriptadas e há ainda uma solução ELB da AWS para proteger as comunicações viradas para o público.
A Microchip Pet Door Connect vai estar à venda a partir deste verão, com os preços a começar nas 160 libras para o conjunto, ou seja, cerca de 175 euros para a porta e para o hub que a acompanha.