![CBC2.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/5801187CBC2.jpg)
PAUL DARROW
O HitchBOT já percorreu a Alemanha, Holanda e o Canadá. Agora, é a vez dos EUA, ligando Boston a São Francisco e vendo alguns pontos icónicos daquele país. O robô é uma boa companhia para quem oferece a boleia, uma vez que consegue conversar. No entanto, não se consegue mover de todo, pelo que tem de ser carregado e transportado pelas pessoas, da estrada para o carro e vice versa.
Um dos mentores, Frauke Zeller, explica que se pretende «ver o que as pessoas fazem com este tipo de tecnologia». O robô tem um balde a servir de tronco e espumas no sítio dos braços e das pernas, que terminam com umas luvas de jardinagem e umas galochas. A cabeça é uma cobertura para bolos em acrílico. O HitchBOT consegue debitar alguns factos durante a viagem e a câmara capta imagens a cada 20 minutos para documentar a viagem. Os participantes na iniciativa têm de autorizar a partilha das imagens. Já há mais de 30 mil seguidores no Twitter do HitchBOT.
Nesta viagem, o robô deve passar por Times Square, o Mount Rushmore e o Grand Canyon, entre outros locais históricos, noticia a NBC News.
Não há quaisquer regras. Para o início da viagem, os criadores deixaram o robô na berma da estrada, com um letreiro a indicar São Francisco. Rapidamente um grupo de alemães pegou no robô deu-lhe a primeira boleia nos EUA.
Acompanhe o percurso do HitchBOT no seu site.