![nuno markl.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/2158993nuno-markl.jpg)
Devido a uma queixa de um ou mais utilizadores, o Facebook decidiu bloquear durante 12 horas a conta de Nuno Markl. Na origem do bloqueio temporário da conta, terá está um desenho que ostenta um rabo e um denominado «cocó menina».
O caso do «cocó menina» mais parece anedota, mas não terá dado vontade de rir a Nuno Markl, que explicou a ocorrência da seguinte forma, num post colocado na respetiva conta depois de ter sido desbloqueada: «Por incrível que possa parecer, alguém apresentou, com sucesso, uma queixa ao Facebook por causa do meu desenho do ‘cocó menina’, imaginado pelo meu filho Pedro, de 4 anos, e desenhado por mim».
Pouco depois de o caso ter sido conhecido, as redes sociais começaram a registar um sem número de posts, alusões e até algumas páginas de fãs do «cocó menina».
Agastado com o que diz serem «políticas de cocó» do Facebook, o humorista deixa em aberto a criação de uma eventual personagem. «Neste momento estou mais virado para o meu projeto de crowdfunding do que propriamente para as aventuras do Cocó-Menina, mas eu sou fã de personagens bizarras e ganhei afeto a esta poia tão querida», refere quando inquirido pelo Jornal de Notícias.
Apesar de o Facebook ter republicado o post na posição original do mural de Nuno Markl, o humorista considera que o súbito desaparecimento do «cocó menina», que foi desenhado com a intenção de parecer bonito no momento em que saía do rabo, tem pertinência suficiente para uma revisão aos princípios e meios técnicos que suportam a filtragem de conteúdos nas redes sociais: «Por trás de toda esta loucura está um assunto sério e válido: os critérios de censura nas redes sociais têm de ser trabalhados, porque isto assim é meio aleatório. Se alguém não gostar de mim pode bloquear-me a conta com base numa fotografia de um prado verdejante, só porque sim?».