A barcaça gigante mais parece um enorme estaleiro flutuante. Ninguém sabe ao certo o que está a Google a planear ao largo de São Francisco, nos EUA, mas a especulação abunda.
Uma das primeiras teorias avançada pela CNet indicava que a enorme construção, com três pisos de altura, era um protótipo para um data centre flutuante. A racionalização por trás desta suspeita até faz sentido: a Google pretendia usar a água do mar para arrefecer o calor produzido pelos muitos servidores usados para manter os seus serviços a funcionar.
Pouco depois, surgia outra ideia: a estrutura seria a base de uma loja futurista para os Google Glass, os “óculos inteligentes” da empresa. As fontes da teoria avançada pela CBS indicavam que a Google estava a tentar ser diferente da Apple, com a vantagem de que a barcaça poderia ser navegada para vários pontos do país.
Agora, a CBS indica que a barcaça será um expositor de luxo para a divisão Google X de tecnologias avançadas. O canal televisivo avança que a barcaça inclui “expositores de luxo e um piso para festas”. Servirá para o gigante das pesquisas apresentar os seus projetos secretos e funcionará apenas por convite.
Citando várias fontes, a CBS explica que a barcaça está a ser planeada há mais de um ano e foi pensada na divisão Google X. Diz também que depois de São Francisco, a ideia é levar a barcaça à volta do mundo.
Claro que nada disto foi confirmado pela Google, pelo que a especulação continua.