O grupo de mais de 50 empresas chinesas Shenzhen 8K UHD Video Industry Cooperation Alliance quer reduzir o número de cabos necessários para transmitir imagem e energia entre dispositivos, e acaba de anunciar o GPMI, de General Purpose Media Interface. Os cabos GPMI têm duas versões: Tipo-B, com conector proprietário, e Tipo-C, compatível com a norma USB-C.
Este padrão foi desenhado para suportar resoluções 8K, que têm quatro vezes mais píxeis do que o 4K e 16 vezes mais que o Full HD. Segundo o Tom’s Hardware, o GPMI Tipo-C tem uma largura de banda de 96 Gbps e consegue entregar 240 watts de energia, mais do dobro dos 40 Gbps do USB4 e do Thunderbolt 4.
O topo de gama neste capítulo, no entanto, vai ser o Tipo-B, um cabo com 192 Gbps de largura de banda e 480 watts de energia. Com estas especificações, este cabo vai permitir simplificar a configuração de quem quer jogar no PC, com um único cabo a servir para alimentação elétrica e passagem de imagem. O padrão suporta ainda um controlo universal como o HDMI-CEC, o que significa que é possível ter um controlador remoto para todos os aparelhos ligados por GPMI.
Ainda não há datas para a chegada destas soluções ao mercado.