A conservação a vácuo é uma solução popular para manter alimentos e ingredientes frescos durante mais tempo, mas há agora um aparelho que o ajuda a fazer em recipientes, em vez de sacos de plástico. O Fresiio está neste momento numa campanha de angariação de fundos no Kickstarter (e já atingiu a meta desejada) e deve começar a ser enviado para os primeiros clientes a partir de junho.
O sistema consiste numa base, semelhante a uma balança de cozinha, que retira o ar dos vários recipientes compatíveis. A empresa alega que é possível tirar entre 95 e 99% do ar dos recipientes e que é possível trabalhar com ingredientes secos, líquidos, moles, húmidos e até em pó.
A base tem uma bateria, recarregável por USB-C, e pode também ser usada como balança. Com a selagem em vácuo é possível a carne manter-se fresca entre 15 e 18 dias (ao invés dos habituais três e cinco), os vegetais e frutas podem durar até 12 dias (em vez dos dois) e snacks e farinhas podem durar até três vezes mais (até 90 e 60 dias), noticia o New Atlas.
No que toca a preços, o Fresiio vai custar 118 dólares (115 euros), mas há a possibilidade de comprar no Kickstarter por 59 dólares (57 euros) para a base. A empresa vai ter ainda duas lancheiras (32 dólares ou 30 euros) e conjuntos de três recipientes (42 dólares ou 40 euros), que podem ter entre 0,9 litros, 1,8 litros e 2,4 litros.