A Seagate começou a trabalhar na HAMR (de heat-assisted magnetic recording ou gravação magnética baseada em calor, em tradução livre) há mais de 20 anos e vai agora lançar a primeira unidade de armazenamento com esta solução. De acordo com o Tom’s Hardware, a página de produto do Exos M, disco com 32 TB de espaço de armazenamento, já mostra nas características a integração da plataforma Mozaic 3 Plus HAMR.
A solução permite criar unidades de disco rígido com mais espaço de armazenamento, ao tornar os pedaços de dados mais pequenos e mais próximos. Para escrever dados, um díodo de laser integrado aquece pequenas áreas do disco: “Cada pedaço é aquecido e arrefecido em um nanossegundo, pelo que o laser HAMR não tem impacto na temperatura do disco, nem na temperatura, estabilidade e fiabilidade do meio no geral”, explica a Seagate no site.
Cada prato desde Exos M tem uma densidade de 3 TB e o disco pode ser útil em aplicações empresariais, como as que são usadas para alimentar soluções de Inteligência Artificial.
No início do mês, a Seagate comunicou que tinha completado com sucesso a fase de qualificação desta tecnologia, com “vários clientes nos mercados Mass capcity, incluindo um fornecedor de serviços na nuvem”. Este cliente vai receber as primeiras unidades baseadas em HAMR nas próximas semanas. Quanto ao público em geral, ainda terá de aguardar, pois a página não indica qualquer data de lançamento para já.