A Apple quer ser a próxima rival da Meta no segmento dos óculos inteligentes. Recorde-se que a empresa de Mark Zuckerberg lançou os bem recebidos Meta Ray-Ban, que têm vindo a receber progressivamente melhorias e novos desenvolvimentos, e, recentemente, revelou os seus primeiros óculos de realidade aumentada, chamados Orion.
Na mais recente edição da newsletter Power On, Mark Gurman da Bloomberg, avança que a equipa responsável pelo desenvolvimento do headset Vision Pro está numa ‘corrida’ para desenvolver produtos que sejam mais apelativos para os consumidores.
Ao que tudo indica, a equipa estará a desenvolver, pelo menos, quatro novos produtos, incluindo uma versão mais ‘económica’ do Vision Pro, que poderá ser lançada no próximo ano, e uma segunda geração do headset, prevista para 2026. Até 2027, a empresa da maçã está a considerar lançar óculos inteligentes com capacidades que estejam ao nível dos Meta Ray-Ban, assim como outras soluções no segmento dos wearables.
De acordo com Mark Gurman, o objetivo passa por encontrar uma forma de tirar mais partido dos milhares de milhões de dólares gastos no sistema de inteligência visual do headset Vision Pro, uma tecnologia que permite analisar o ambiente em torno no utilizador e, a partir daí, extraír dados úteis. No entanto, para a Apple, o maior problema é conseguir colocar rapidamente novas tecnologias no mercado.
Como avança o website Digital Trends, o segmento dos wearables de realidade mista está num ponto de viragem, com o headset Meta Quest 3S a trazer novidades e a custar muito menos que os Apple Vision Pro, com a Microsoft a encerrar projetos como o HoloLens e com o surgimento de empresas com a Xreal, a Rokid ou a RayNeo que estão a tentar criar óculos inteligentes com designs mais apelativos para o público.