“Não há um monitor perfeito para todos. Mas dependendo daquilo que gostas de jogar, temos um monitor perfeito para ti”. Foi desta forma que César Acosta, gestor de produto da AOC, anunciou as várias novidades da marca que vão chegar ao mercado já no mês de julho, durante um evento de apresentação à imprensa que decorreu neste sábado em Valência, Espanha. A aposta vai para monitores de performance mais elevada a nível de fluidez visual, um reforço da aposta nos ecrãs OLED e também na exploração de novas taxas de atualização dos painéis (180 Hz e 280 Hz).

O novo modelo de referência da AOC em termos de fluidez é o Agon Pro AG246FK. Este monitor está equipado com um painel LED da categoria TN, tem 24,1 polegadas de tamanho, 1920×1080 píxeis de resolução e é capaz de atingir os 540 Hz de taxa de atualização. Além de criar uma maior fluidez visual, painéis com taxas de atualização mais elevadas também permitem reduzir o efeito de desfoque em ações rápidas (como nos videojogos). O tempo de resposta do ecrã é de apenas 0,2 milissegundos, o que coloca este monitor como um dos mais ‘rápidos’ à venda no mercado e uma opção para jogadores profissionais de desportos eletrónicos. O preço é de 699 euros.
Para quem quer um monitor superrápido, mas não quer gastar tanto dinheiro, a marca anunciou também o Agon Pro AG256FS, que usa um painel LED IPS, tem um tempo de resposta de um milissegundo e uma taxa de atualização de 390 Hz – apesar de ser mais baixa é, ainda assim, elevada considerando a ‘bitola’ dos monitores de gaming que atualmente ronda os 240 Hz. Este modelo custa 449 euros.
A marca também está apostada em trazer funcionalidades mais avançadas a equipamentos mais acessíveis. É o exemplo do modelo C27G4ZXU, equipado com um painel LED de 27 polegadas, 1920×1080 píxeis de resolução, mas capaz de atingir uma taxa de atualização máxima de 280 Hz e um tempo de resposta de apenas um milissegundo. Este monitor vai chegar ao mercado em agosto e terá um preço de 239 euros.
Já os que procuram resoluções mais elevadas têm no Q27G4XN uma opção: 27 polegadas de tamanho, resolução de 2560×1440 píxeis, taxa de atualização de 180 Hz e suporte para conteúdos em HDR. Este monitor chega em junho com um preço de 239 euros.

Reforços na linha Evnia
A linha de monitores Philips Evnia, aquela que tem um posicionamento mais premium, continua a evoluir, tanto em número de novos modelos, como também nos preços.
Uma das grandes novidades para os próximos meses é o lançamento de um monitor de 49 polegadas, com painel QD-OLED, mas que em vez de ter uma taxa de atualização de 240 Hz, como o modelo que testámos no início do ano, tem uma taxa de 144 Hz. E este ‘pormenor’, que não é relevante para todo o tipo de utilizadores, faz com que o preço seja mais baixo, com o Philips Evnia 49M2C8900L a custar 999 euros. No resto, as características continuam a ser de topo: ecrã curvado (1800R), resolução de 5120×1440 píxeis, suporte para 10-bit de cor e um tempo de resposta de 0,03 milissegundos.

Mas a marca vai mais longe e também vai integrar painéis QD-OLED (que se destacam pela combinação de contrastes acentuados e cores mais vibrantes) em monitores mais pequenos e cujos preços começam nos 800 euros. É o caso do Evnia 27M2N8500, com ecrã de 27 polegadas e 360 Hz de taxa de atualização. Já o Evnia 32M2N8900 tem um ecrã de 31,5 polegadas, 3480×2160 píxeis de resolução e uma taxa de atualização de 240 Hz por 1199 euros. Há ainda um ‘meio termo’, com o modelo 34M2C6500, que tem um ecrã de 34 polegadas, resolução de 3440×1440 píxeis e uma taxa de atualização de 175 Hz, que vai custar também 799 euros, chegando em junho ao mercado.
A MMD anunciou ainda uma nova linha de monitores, de entrada de gama, chamada Evnia M2, e que vai disponibilizar equipamentos a partir de 219 euros com resolução 2K e 180 Hz de taxa de atualização.
Monitores de gaming a crescer
O segmento dos monitores de videojogos está a crescer. Segundo dados da empresa de análise Context, em 2023 foram vendidas 4,5 milhões de unidades na Europa, o representa um crescimento de 20% face a 2022. A TP, empresa-mãe da AOC e da MMD (responsável pelos monitores Philips), cresceu 61% durante este período, o que lhe permitiu alcançar o primeiro lugar deste segmento, com uma quota de mercado a rondar os 22%. Só a AOC cresceu 55% entre 2022 e 2023, enquanto que a Philips, mais recente no segmento dos monitores, cresceu 101% no mesmo período.
Entrando em detalhes, os monitores de formato de visão amplo (ultra wide) cresceram 42% no ano passado, os de alta resolução cresceram 37%, os OLED e MiniLED cresceram 323% e os com taxas de atualização acima dos 240 Hz cresceram 66%. Valores que representam aquelas que têm sido as tendências de procura do mercado no que ao monitores de videojogos diz respeito.
E segundo dados da empresa NewZoo, especializada na análise do mercado de videojogos, o segmento do gaming como um todo vai continuar a crescer, inclusive no número de jogadores (a uma média de 1,6% em PC e 3% em consolas), o que deverá traduzir-se numa maior procura para os monitores de videojogos.