Enrique Lores, CEO da HP, abriu a primeira edição do HP Imagine, que decorreu na sede da empresa em Palo Alto com a presença da Exame Informática, garantindo que “o PC vai evoluir de computador pessoal para ‘companheiro’ pessoal”, uma consequência do desenvolvimento da Inteligência Artificial que vai, segundo o mesmo executivo, migrar da cloud para o PC. Para Lores estamos a viver “o maior momento da computação desde a Internet”.
Uma declaração que serviu de mote para o anúncio de uma grande número de produtos e serviços que a HP está a preparar para os próximos meses. O destaque vai para dois PCs muito diferentes do habitual.
HP Spectre Foldable PC: Dobrável, fino e leve
É um computador portátil, é um PC de secretária e é um tablet. O HP Spectre Foldable PC não é um conceito novo, mas a HP garante que é o portátil dobrável mais fino e mais leve do mundo. A marca californiana adicionou uma série de ‘truques’ para tirar máximo potencial da utilização em cada formato (desktop, portátil ou tablet). O baixo peso deverá tornar confortável a utilização em modo tablet, usando apenas uma mão para segurar o aparelho e outra para interagir com a interface tátil diretamente ou através do estilete. Neste capitulo é importante referir que os designers optaram por distribuir o peso equitativamente por ambas as partes do ecrã, de modo a garantir o equilíbrio quando usamos o aparelho em modo tablet.
Em modo computador portátil, o ecrã dobrado associado a um teclado físico amovível resulta numa máquina ultraportátil de formato ‘concha’, com ecrã de 12,3 polegadas. Se o utilizador quiser uma área maior de trabalho, pode mover o teclado um pouco, libertando área na parte do ecrã que estava por baixo do teclado, o que resulta num género de segundo ecrã contínuo. A HP garante que esta transição acontece de modo fluido e que a interface adapta-se imediatamente ao novo formato.
Para ainda maior espaço de ecrã e maior ergonomia, todo o ecrã pode funcionar aberto (17”), apoiado num pé traseiro, situação em que esta máquina se transforma num desktop – o teclado amovível é, naturalmente, wireless. Tanto este teclado como o estilete têm carregamento wireless, o que significa que basta um cabo para carregar todo o conjunto.

A componente de IA, possível através de um chip dedicado, é utilizada para permitir interatividade através do reconhecimento de gestos e aumentar a segurança. Por exemplo, o sistema é capaz de fazer ‘acordar’ o PC e autenticar o utilizador automaticamente quando este se aproxima e bloquear o computador quando o utilizador se afasta. A mesma tecnologia é usada para lançar alertas quando alguém estiver a espreitar por cima do ombro.
Os designers deram-nos alguns exemplos do cuidado dado ao detalhe, como o raio de dobragem de apenas 3 mm para evitar que se note a dobra. Outra característica importante: o ecrã está assente numa placa metálica para garantir a uniformidade da superfície. E, de facto, o ecrã deste dobrável pareceu-nos perfeitamente plano, sem aquelas ondulações visíveis, incluindo através de reflexos, em outros painéis dobráveis
O preço, nos Estados Unidos, é de cerca de 5000 dólares e, apesar de ter sido indicado que esta será uma máquina para o mercado global, ainda não há informações sobre o mercado português.
HP Envy Move 23.8: all-in-one portátil
É um All-In-One, mas muito diferente do que já vimos. Para começar, é, realmente, portátil. Isto porque tem uma bateria que, segundo a HP, permite uma autonomia de quatro horas. Isto significa que podemos, por exemplo, usar esta máquina na secretária para trabalhar e depois movê-la para a sala para ver um filme. E, uma vez mais, a HP recorreu a técnicas de IA para melhorar a funcionalidade. No caso do Envy Move, a câmara é usada para reconhecer a distância do utilizador: se estiver próximo, o som é emitido em modo estéreo convencional, para melhor música ou videoconferência; se estiver distante, o som muda para o modo espacial, mais adequado à reprodução de filmes. A câmara, com tecnologia da Poly – fabricante adquirido pela HP –, é ainda capaz de seguir pessoas e fazer enquadramentos automáticos em videoconferência.

Voltando à característica mais diferenciadora, a portabilidade, o Move estreia uns pés de apoio inovadores, que se retraem sempre que levantamos o computador e que reaparecem quando voltamos a colocar o Envy Move sobre uma superfície. Na traseira há uma bolsa para guardar o teclado wireless (inclui touchpad) e, no topo, há uma pega para facilitar o transporte.
O HP Envy Move 23.8 tem, nos Estados Unidos, um preço recomendado de cerca de 900 dólares e deverá chegar à Europa por um preço em redor dos €1000.
A sustentabilidade está em destaque nestes dois novos PCs da HP, com um amplo recurso a materiais reciclados, alguns deles usando técnicas inovadoras. No caso do Envy Move, a bolsa para arrumar o teclado e o têxtil que cobre a coluna são produzidos com poliéster 100% reciclado.