A Google apresentou nesta quarta-feira as suas grandes novidades no segmento do hardware para os próximos meses: há dois smartphones novos, os Pixel 8 e Pixel 8 Pro, uma nova versão do relógio inteligente da empresa, o Pixel Watch 2. Estes e outros equipamentos vão ser vendidos em Portugal.
Nos smartphones, são duas as grandes novidades da linha Pixel 8: a utilização de um novo processador, denominado Google Tensor G3; e melhorias no desempenho da câmara, muito graças às novas capacidades de processamento através de algoritmos de IA que só são possíveis graças ao chip usado.
Os chips Google Tensor, mais do que focados em desempenho ‘bruto’ (como capacidade de processamento geral e processamento gráfico), estão otimizados para o processamento de algoritmos de Inteligência Artificial (IA). O que, segundo a marca, traz melhorias para os Pixel 8 em áreas como a fotografia, o vídeo, o reconhecimento de fala e até mesmo ao nível do áudio.
Por exemplo, os Google Pixel 8 agora têm uma capacidade de processamento de voz natural (tanto a reconhecer a voz do utilizador como na geração de voz a partir de texto) ao nível daquilo que a Google consegue fazer usando o processamento em centros de dados. Mas as grandes novidades estão na área da fotografia.
Um dos novos ‘truques’ dos smartphones Pixel 8 chama-se Melhor Take. Imagine que tirou várias fotografias de um grupo de pessoas, mas há sempre alguém que não ficou a olhar ou não ficou particularmente favorecido. Esta funcionalidade permite escolher, para a cara de cada pessoa, a melhor foto, para que todos possam ficar bem na fotografia.
Outra funcionalidade nova chama-se Otimizar de Vídeo e na prática é um sistema de processamento automático de imagem que melhora a cor, iluminação e estabilização dos vídeos captados com os smartphones Pixel 8. Durante as demonstrações feitas pela tecnológica, destaque para os muito melhores níveis de brilho que será possível obter em vídeos gravados em condições com pouca luz.
O Pixel 8 Pro tem ainda integrado um sensor de temperatura que, segundo a Google, permitirá ao utilizador verificar rapidamente a temperatura de um objeto.
Por fim, mas não menos relevante, a Google promete sete anos (!) de atualizações de software (incluindo atualizações de sistema operativo) para ambos os smartphones.
Agora as especificações mais detalhadas. O Pixel 8 está equipado com um ecrã OLED de 6,2 polegadas e 2400×1080 píxeis de resolução (120 Hz de taxa de atualização e até 2000 nits de brilho máximo), tem 8 GB de memória RAM, 128 ou 256 GB de armazenamento interno, tem duas câmaras traseiras (a principal com 50 megapíxeis e f/1.68 de abertura e uma ultra grande angular de 12 megapíxeis e f/2.2 de abertura) e uma câmara frontal (10,5 megapíxeis).
Já o Pixel 8 Pro tem um ecrã OLED de 6,7 polegadas e 2992×1344 píxeis de resolução (120 Hz de taxa de atualização e até 2400 nits de brilho máximo), está equipado com 12 GB de memória RAM, está disponível em três configurações de armazenamento interno (128, 256 ou 512 GB) e tem três câmaras traseiras – a principal de 48 MP e abertura de f/1.68, a ultra grande angular de 48 MP e abertura de f/1.95 e ainda uma teleobjetiva de 48 megapíxeis, abertura de f/2.8, zoom ótico de 2x e zoom digital até 30x.
O Pixel 8 pode ser comprado a partir de 829 euros e o Pixel 8 Pro a partir de 1139 euros. As pré-vendas começam já nesta quarta-feira e a chegada dos dispositivos ao mercado português acontece a 12 de outubro.
A Google anunciou que além destes dois novos smartphones também ficarão disponíveis no mercado português equipamentos já lançados anteriormente, como o smartphone Pixel 7a e os auriculares Pixel Buds A e Pixel Buds Pro.
Pixel Watch 2
A nova versão do relógio inteligente da Google é, na prática, um refinamento da versão anterior. O Pixel Watch 2 tem agora uma nova caixa em alumínio e uma coroa redesenhada que, segundo a marca, irá facilitar a interação com a interface do relógio.
Uma das principais novidades do Pixel Watch 2 é a integração de novos sensores de monitorização de saúde. Há um novo sensor de ritmo cardíaco (o mesmo que equipa a nova Fitbit Charge 6) que promete medições mais precisas da frequência cardíaca, sobretudo em exercícios de alta intensidade. E a melhoria nesta área significa, por consequência, medições mais precisas ao nível das calorias queimadas, dos minutos de atividade física diária e também da monitorização do sono.
O Pixel Watch 2 está também equipado com um sensor de atividade eletrodérmica (cEDA), um elemento que testámos pela primeira vez no relógio Fitbit Sense 2. Na prática, este sensor combina diferentes informações (como alteração no ritmo cardíaco e na temperatura da pele, p.ex.) para detetar picos de stress no utilizador (negativos e positivos).
Já ao nível da monitorização de exercício físico, o Pixel Watch 2 inclui agora o início automático para sete exercícios, incluindo corrida e ciclismo ao ar livre, e tem ainda funcionalidads de treino mediante as zonas de frequência cardíacada (Heart Rate Zone Coaching). No total, o relógio inteligente é capaz de monitorizar 40 exercícios físicos diferentes.
A Google promete ainda as mesmas capacidades de monitorização de sono de referência do Pixel Watch original (herdadas dos equipamentos Fitbit) e que dão um grande volume de informações ao utilizador, desde a variabilidade de frequência cardíaca (HRV) em descanso, ao tempo total de inquietação durante a noite, medição de ciclos de sono e temperatura, entre outros.
A bateria, que era uma das principais críticas negativas à versão original do Pixel Watch, foi melhorada, segundo a Google. Agora o dispositivo permite uma utilização até 24 horas mesmo com o ecrã sempre ligado (allways on display) e está equipado com uma tecnologia de carregamento rápido que permite recuperar 50% da autonomia em apenas trinta minutos.
Nas especificações mais técnicas, o Pixel Watch 2 tem uma caixa de 41 milímetros e pesa apenas 31 gramas, tem um ecrã AMOLED com uma luminosidade máxima de 1000 nits e vidro de proteção Gorilla Glass 5, está equipado com o processador Qualcomm 5100, tem 32 GB de armazenamento interno e 2 GB de memória RAM, tem microfone e um altifalante integrado, sendo também resistente á água (IP68).
Um elemento importante: equipado com Wear OS 4, a nova versão do sistema operativo da Google para relógios inteligentes, só é compatível com smartphones com a versão Android 9.0 ou mais recente.
O Google Pixel Watch 2 fica disponível para encomenda já nesta quarta-feira, estando prevista a chegada às lojas a 12 de outubro. Custa 399 euros para a versão Wi-Fi.
Notícia em atualização