Diz o ditado que quem espera sempre alcança. E os portugueses tiveram de esperar (muito) para que a Google vendesse em Portugal alguns dos seus equipamentos de referência. Tudo muda a partir desta quarta-feira: a empresa anunciou o lançamento de vários dispositivos no mercado português, incluindo smartphones, auriculares e relógios inteligentes.
“É um momento histórico para nós aqui na Google em Portugal”, disse Bernardo Correia, diretor-geral da subsidiária portuguesa da gigante americana, na apresentação dos equipamentos no mercado português. “O compromisso da Google com Portugal vem desde há muitos anos e este lançamento é um marco importante. Acontecendo no mesmo ano em que a Google comemora 25 anos de história, torna o momento mais saboroso”, sublinhou.
“É um privilégio para mim pessoalmente. Sou um geek, amante de hardware há muitos anos. Tenho todas as gerações de smartphones da Google, todos os [Google] Nexus e todos os [Google] Pixel alguma vez feitos. A coisa mais impressionante foi a capacidade de construirmos supercomputadores que estão no nosso bolso”, adiantou ainda o porta-voz da Google.

O destaque desta nova aposta vai, sem surpresa, para os smartphones Pixel 8 e Pixel 8 Pro. Os novos modelos destacam-se pela integração de um novo processador e melhorias nas câmaras fotográficas. Os preços começam nos 829 euros para o Pixel 8 e nos 1139 euros para o Pixel 8 Pro.
Outro gadget em destaque é o novo relógio Google Pixel Watch 2. Com design refinado e novos sensores de monitorização de saúde, o smartwatch tenta posicionar-se como uma alternativa a outros relógios inteligentes topo de gama apostando numa combinação de funcionalidades de saúde e bem-estar, exercício físico e novas aplicações para conquistar os utilizadores.
Na loja online da Google vai também ser possível comprar o smartphone Google Pixel 7A (519 euros), os auriculares Pixels Buds Pro (299 euros) e Pixel Buds A Series (109 euros), assim como a pulseira inteligente Fitbit Charge 6.
De recordar que a Google já vendia alguns equipamentos em Portugal através da sua loja online, com destaque para o sistema de transmissão de vídeo Google Chromecast e para o sistema Wi-Fi Google Nest Pro.
Além da venda direta através de uma loja online, os dispositivos Google vão também estar disponíveis nas lojas da cadeia de retalho Worten e alguns equipamentos (como os smartphones) estarão disponíveis através da operadora de telecomunicações Vodafone.
“É mais um exemplo de como a Google está a investir em Portugal. O nosso investimento em Portugal tem três vertentes, três áreas principais: uma é a infraestrutura, como aquela que anunciámos na semana passada, o novo cabo submarino que liga os EUA à Europa. E vem no seguimento de outro investimento que liga a Europa à África, num dos cabos submarinos mais longos do mundo, que aterra em Portugal e já está operacional, Além da infraestrutura, temos um orgulho muito grande em investir em competências digitais aqui em Portugal. Nos últimos anos lançámos vários programas para expandir as competências digitais, como por exemplo os dois milhões que demos à FTC [Fundação para a Ciência e Tecnologia] para investigação em IA, o Atelier Digital que já treinou mais de 100 mil portugueses e o apoio ao empreendedorismo com o acelerador de startups com a Indico Capital”, concluiu Bernardo Correia na apresentação. A terceira área, segundo o responsável, são os produtos de publicidade digital, o grande motor de negócio da Google.