Passaram dois anos desde o lançamento dos WF-1000XM4, tempo que a concorrência aproveitou para lançar auriculares sem fios que ameaçam a Sony num segmento onde era a referência. Agora a marca japonesa anunciou uma nova versão e, na apresentação à imprensa a que a Exame Informática assistiu, os responsáveis asseguram que os WF-1000XM5 são “os melhores auriculares com cancelamento de ruído” de sempre.
Para corroborar esta informação, estão os testes feitos pela Sony que indicam que os XM5 conseguem mais 20% na redução de ruído do que a geração anterior dos auriculares. Para tal, passam a contar com três microfones em cada auricular, que funcionam como sensores para captar o som ambiente, e com o processador QN2e, que trabalha a componente de cancelamento de ruído e se junta ao chip integrado V2.
Estes dois processadores também desempenham um papel fulcral na qualidade de som, particularmente no processamento do sinal de áudio de 24 bits, mas aí há que ter igualmente em conta o novo driver dinâmico X. Este diafragma é composto por dois materiais para reduzir a distorção e visa apresentar graves profundos ao mesmo tempo que mantém as vozes nítidas. Há ainda suporte para Hi-Res Audio, LDAC e DSEE Extreme.
Os responsáveis da Sony mantêm a ambição elevada noutra área e garantem que os WF-1000XM5 apresentam “a melhor qualidade de chamada” de sempre. Os já mencionados microfones ajudam a reduzir o efeito do vento e a Inteligência Artificial tenta isolar a voz dos ruídos circundantes.
Um novo tamanho: super pequeno
Como seria de esperar, os XM5 são mais pequenos (25%) e mais leves (20%) do que a geração anterior. A Sony assegura que estes auriculares irão proporcionar “conforto para o dia inteiro” e revela que agora passa a disponibilizar um novo tamanho de almofadas – SS (super small) –, que também ajudará no cancelamento de ruído passivo. Além disso, mantém-se a certificação IPX4 de resistência à água.
A autonomia anunciada é de 8 horas com uma carga (e com o ANC, ou cancelamento de ruído ativo, ligado), sendo que pode chegar às 24 horas se recorrermos à caixa de transporte. A Sony adianta também que uma carga rápida de 3 minutos é suficiente para assegurar mais 60 minutos de reprodução de música. E, por fim, há suporte para o protocolo Qi, para carregamento sem fios.
Em relação à caixa de transporte, é, sem surpresas, mais pequena e leve do que a dos XM4, e agora possui um botão na traseira para se fazer o emparelhamento.
Preço e disponibilidade
Uma funcionalidade dos WF-1000XM5 que merece destaque é a capacidade de ligação a dois dispositivos em simultâneo, que podem ser multiplataforma. Ou seja, estes Sony podem ser emparelhados ao mesmo tempo com Windows, Mac, Android ou iOS.
A marca revela ainda que trabalhou na estabilidade da ligação para evitar interferências e quebras nas conexões, sendo que recorre a Bluetooth 5.3 nestes auriculares.
Os WF-1000XM5 estarão disponíveis nas cores preto ou branco, começarão a ser vendidos em agosto e terão um preço de €320.