“O suporte ao Chromecast (1st gen) terminou. Estes aparelhos não vão receber mais atualizações de software ou de segurança e a Google não vai fornecer apoio técnico para os mesmos. Os utilizadores poderão vir a notar uma quebra de desempenho”, escreve a Google em várias das suas páginas de suporte. Assim, chega ao fim, uma década de apoio para o pequeno dispositivo. Em abril, uma página a mostrar as diferentes versões de firmware para cada modelo de Chromecast já não mostrava a versão original do aparelho.
Não é expectável que estes Chromecast deixem de funcionar de um momento para o outro, mas, à medida que o ecossistema envolvente evolui, é natural que as funcionalidades dos aparelhos originais comecem a abrandar, lembra o The Verge.
Os Chromecast são pequenos periféricos que se ligam à porta HDMI da televisão e permite fazer streaming de conteúdos do telefone, tablet ou portátil para o ecrã maior. Na altura, por 35 dólares, o Chromecast de 2013 fornecia uma solução barata para se fazer streaming.
Desde então, já surgiram múltiplas versões, incluindo um modelo de 4K em 2016 e uma versão que traz a própria Google TV já integrada.