Chama-se Ally e o nome é uma referência subtil à expressão inglesa ‘ALL Your games’ (todos os teus jogos, em tradução livre). É que a primeira consola portátil da Asus faz uma aposta forte na capacidade de permitir jogar a partir de qualquer biblioteca ou serviço de streaming disponível no Windows: Xbox Game Pass, Steam, EA App e Epic Games.
O software da Ally fica, portanto, entregue ao Windows 11 e, como é apanágio da Asus ROG, o hardware não foi negligenciado. Assim, a consola conta com um processador AMD Ryzen série Z1 e arquitetura RDNA 3. O sistema térmico Zero Gravity recorre a duas ventoinhas com dissipadores de calor ultrafinos e tubos de cobre de alta fricção. A RAM poderá ir até 16 GB e o armazenamento até aos 512 GB PCIe Gen4. E há ainda uma slot de expansão para cartão microSD.
O ecrã tátil tem resolução FHD (1080p), suporte para FreeSync Premium e taxa de atualização de 120 Hz. O brilho poderá chegar a um máximo de 500 nits e o tempo de resposta é de 7 ms. No campo do som, destaque para dois altifalantes frontais com Dolby Atmos.
A Ally pesa 608 gramas e possui texturas triangulares na parte detrás dos punhos para dar aos jogadores uma fixação mais sólida. As linhas de estilo ROG adornam o lado da palma do grip, visando evitar qualquer deslize acidental.
Saliente-se que a Asus só no dia 11 de maio irá fornecer informações oficiais completas sobre a Ally. Entre os dados a serem confirmados estão o tamanho do ecrã e os preços recomendados.