A Qualcomm anunciou o Snapdragon Satellite, um sistema de comunicações de duas vias que assenta na estrutura de satélites da empresa Iridium. O suporte a este tipo de mensagens por satélite vai ser integrado no chip Snapdragon 8 Gen 2, que deve equipar os smartphones topo de gama previstos para o segundo semestre deste ano.
Numa primeira fase, o Snapdragon Satellite destina-se ao envio e receção de mensagens de emergência, como acontece com o sistema equivalente da Apple. No entanto, a Qualcomm deixa a porta aberta à conectividade em zonas remotas, rurais ou mais distantes, dando indícios de que pretende alargar o espectro das comunicações por satélite numa fase posterior, noticia o MacRumors.
Em termos de aparelhos suportados, esta solução vai poder ser aplicada também a portáteis, tablets, veículos e até aparelhos que tiram partido da Internet das Coisas.
A constelação da Iridium usa o espectro de banda L, que a empresa considera ser mais resiliente a condições atmosféricas adversas. Com uma conexão estável, o utilizador vai poder enviar uma mensagem através deste serviço em cerca de dez segundos.
Não se conhecem ainda os planos da Iridium, da Qualcomm ou dos fabricantes de Android sobre quanto é que este tipo de conectividade pode vir a custar aos utilizadores.