A Sony anunciou uma nova câmara, mas esta não é uma câmara qualquer – pretende fundir a portabilidade e imediatez das câmaras fotográficas mais conhecidas com as funcionalidades e resultados tipicamente de aspeto profissional das câmaras dedicadas para cinema. A FX30 passa a ser o modelo de entrada de gama da linha de cinema da Sony (Cinema Line) e vai custar 2800 euros.
A câmara está equipada com um novo sensor retroiluminado APS-C (20,1 MP em vídeo, 26 MP em fotografia) capaz de captar vídeo em 4K (3840×2160 píxeis de resolução) a partir de um formato de gravação 6K (o chamado oversampling, feito a partir de uma resolução de 5976×3356 píxeis). Em 4K é possível gravar até 120 fotogramas por segundo (fps) e em modo Full HD (1080 p) é possível chegar aos 240 fps. A gravação de vídeo pode ser feita em 10-bit de cor (4:2:2) diretamente na câmara e em 16-bit, em modo RAW, através de ligação por HDMI.
Em termos de perfis de cor, a câmara disponibiliza o modo S-Cinetone – o mesmo perfil que a Sony disponibiliza no modelo topo de gama da linha de cinema, a câmara Venice 2 – e ainda os modos S709, S-Log3 e HLG. Outro elemento em destaque nesta câmara é o suporte para LUT (perfis com instruções para remapeamento de cores que os utilizadores podem carregar para a câmara).
Outra característica é o suporte para ISO duplo de base (dual base ISO, no original em inglês). Esta é uma funcionalidade que define automaticamente dois níveis de exposição e varia entre eles para controlar os brilhos mínimos e máximos em termos de exposição.
![Sony FX30](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/09/220928_Sony-FX30-cine-1-1600x900.jpg)
“É para cineastas iniciantes ou para profissionais que procuram uma câmara que dê resultados mais rápidos”, considerou Reiko Beitz, especialista de vídeo da Sony numa apresentação antecipada à imprensa da nova câmara e na qual a Exame Informática participou. A aposta nas características já descritas, diz, é para que seja possível obter um aspeto cinematográfico nas gravações mesmo sem que seja feita qualquer edição de imagem posterior (a chamada pós-produção).
Mas a Sony foi mais longe e inclui na FX30 características que já estamos habituados a ver em câmaras fotográficas (mas com excelentes capacidades de vídeo, como a Sony A7R IV) da marca. Por exemplo, a câmara integra um sistema de focagem automática e capacidade para deteção de olho capaz de reconhecer humanos, cães e pássaros.
Outra característica em destaque é a integração de um sistema de estabilização de cinco eixos diretamente no corpo da câmara, ao qual se junta um sistema de compensação de movimentos provocado pela respiração. O objetivo é criar gravações de imagem mais estáveis e também resultados mais nítidos em ambiente noturno.
Conte ainda com uma entrada para cartões CFexpress (tipo A) e duas entradas para cartões SD. A Sony também promete que a FX30 terá uma autonomia alargada e capacidade de gravação contínua, sem interrupções (por vezes geradas pelo excesso de calor), mas sem revelar uma estimativa de quanto tempo será possível ‘espremer’ da bateria.
![Sony FX30](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2022/09/220928_Sony-FX30-cine-2-960x540.jpg)
Outra vantagem deste modelo é que pesa apenas 562 gramas, um peso significativamente abaixo de outros modelos da linha de cinema da Sony, tais como a FX3 (630 gramas) e a FX6 (890 gramas).