A Adidas juntou-se à Zound Industries para a criação dos RPT-02 SOL, uns auscultadores ‘on-ear’, que podem ser carregados através de luz natural ou artificial. Segundo a marca desportiva, a bateria aguenta até 80 horas de reprodução contínua, mas, se estiver num local com as condições de luz ideais, a autonomia pode ser praticamente infinita. Em alternativa, pode recorrer a USB-C para encher a bateria em duas horas.
O ‘truque’ para esta capacidade de carregar por exposição solar está na fita de cabeça que é composta por um material com células de luz chamado Powerfoyle e que foi desenvolvido pela empresa sueca Exeger, revela o Engadget. Este material pode ser impresso em plástico e aplicado em diferentes contextos, desde eletrónica de consumo à estrutura de carros, por exemplo.
Os RPT-02 possuem certificação IPX4 – são resistentes a suor e salpicos de água, portanto –, contam com plástico reciclado na sua estrutura e as almofadas dos ouvidos e a fita interior da cabeça podem ser removidas para serem lavadas.
Os drivers são de 45 mm e a frequência de resposta é de 20Hz – 20kHz. Estão à venda online e custam 229 euros.