Os novos headsets da Meta devem chegar ainda este ano e prometem uma nova experiência de Realidade Aumentada chamada The World Beyond. Hoje, Mark Zuckerberg publicou um pequeno teaser no seu perfil de Facebook, mas com os headsets desfocados, não sendo possível ver a forma final do aparelho com detalhe.
Nesta publicação, conseguimos ver Zuckerberg a acarinhar um animal de estimação virtual, colocado sobre o cenário real e a reagir aos movimentos. Outro potencial exposto no vídeo é a capacidade de ter uma estação de trabalho com tantos ecrãs quantos se queira e alternar o trabalho entre o ecrã virtualizado ou tirar notas num bloco também digital. Devido à elevada resolução da imagem, é possível ler-se o que está escrito nestas notas.
Por fim, um instrutor de fitness pode ser ‘materializado’ na nossa sala, de forma a dar um treino ao utilizador, sem que este tenha de sair de casa. Todas estas funcionalidades são possíveis devido ao uso da Plataforma Presence, que a Meta tem vindo a desenvolver e que permite criar experiências de realidade mista.
A experiência The World Beyond vai também estar disponível nos Quest, através da App Lab, mas numa versão mais limitada. Os óculos do Project Cambria devem chegar ainda este ano, com um preço a rondar os 800 dólares, estando ainda previstas uma versão mais avançada para lançar em 2024 e novas variantes do Quest nos próximos anos.
Veja o vídeo publicado por Zuckerberg no seu perfil de Facebook.