A Oppo está a aproveitar o Inno Day para mostrar algumas das inovações em que está a trabalhar. Uma das que mais chamou a atenção até agora foi o Air Glass, uns óculos de realidade assistida (aR). A marca chinesa descreve-os como uma espécie de ‘headup display’ (monitor de alerta, em tradução livre) “portátil, prático e acessível”.
Os Air Glass pesam 30 gramas e estão disponíveis em duas versões, consoante o utilizador necessite ou não de lentes prescritas. O painel é micro LED e o processamento fica entregue a um Snapdragon Wear 4100. Além dos controlos nos próprios óculos –por toque, voz ou gesto de cabeça –, será possível interagir com o gadget a partir de um smartphone ou smartwatch Oppo com Colour OS 11 ou mais recente, sendo que o emparelhamento é feito por Bluetooth.
Como exemplos de utilização prática, a Oppo refere indicações para quem está a andar de bicicleta, traduções em tempo real ou transcrições durante conferências (como se fosse um teleponto). A autonomia anunciada ronda as 3 horas e não foi revelada data (ou preço) para a chegada ao mercado europeu.
NPU para melhores fotografias
Outra novidade relevante apresentada pela Oppo é a MariSilicon X, uma NPU (de Neural Processing Unit ou unidade de processamento neural) que visa otimizar os algoritmos para a fotografia de smartphones ao proporcionar poder de processamento dedicado a criar melhores imagens.
Segundo as informações avançadas pela Oppo, a MariSilicon X segue um processo de fabrico de 6 nanómetros, consegue processar em RAW 20 bit, antes da compressão, e conta com Ultra HDR Image Signal Processor e Live Preview (o que aparece no ecrã é o que vai ficar na galeria após o processamento pelos algoritmos). Além disso, o RGBW Pro Mode foi melhorado, com os pixéis brancos a permitirem maior contraste, mais brilho e textura e menos ruído.
Este NPU também deverá conseguir gravar em modo noturno a 4K e marcará presença na linha de smartphones Find X que chegará ao mercado no próximo ano.