Ken Pillonel modificou um iPhone em outubro, substituindo o conector Lightning por uma porta USB-C. O aparelho foi colocado à venda no eBay por um dólar, com as licitações de 44 pessoas a ultrapassarem agora os cem mil dólares (cerca de 86 mil euros). “Queria um iPhone com USB-C. Porquê? Porque tudo o que tenho tem uma porta USB-C e seria bastante interessante converter um iPhone também. Ter um carregador e um cabo para carregar tudo”, explica o estudante de engenharia.
Pillonel pegou num iPhone X disponível no mercado e teve de aplicar engenharia reversa ao conector proprietário C94 da Apple na placa de circuitos para conseguir colocar o aparelho a funcionar. A empreitada demorou alguns dias e exigiu capacidade de solda avançada, mas é possível agora carregar a bateria daquele iPhone e transferir dados via USB-C, noticia a publicação Motherboard.
A União Europeia está atenta e, em setembro, avançou com a votação que obriga os fabricantes a adotarem um carregador universal. A proposta foi recebida com críticas da Apple, que a refutou, alegando que a decisão prejudica a inovação. A verdade é que os modelos de iPad mais recentes já trazem USB-C e os analistas estimam que os próximos telefones também o venham a ter.
As receitas da venda deste iPhone único vão ser usadas por Pillonel para comprar equipamento especializado para outros projetos mais ambiciosos, como se vê no vídeo de apresentação desta iniciativa.