Raja Koduri e Roger Chandler, vice-presidentes seniores da Intel, detalharam um pouco mais sobre os planos da Intel para as unidades de processamento gráfico (GPU) da família Arc e definiram a posição da empresa no que toca a mineração de criptomoedas. Os dois executivos explicaram que as novas GPU Arc, previstas já para o início de 2022, vão ser colocadas no mercado sem qualquer limitação no que toca a mineração de ativos digitais, deixando os consumidores escolher o que pretendem fazer com as suas gráficas.
A postura da Intel parece assim aproximar-se mais da que foi assumida pela AMD (linha Radeon), de não haver limitações no que os seus processadores gráficos podem ou não fazer, e mais longe da da Nvidia (linha GeForce), que impôs limitações através do LHT (Lite Hash Rate). “No que toca a bloqueios de software e coisas dessa natureza, não estamos a desenhar este produto ou construir qualquer funcionalidade que sejam específicos para os mineradores. No que toca a ações para os evitar ou bloquear, este é um produto que vamos colocar no mercado e que as pessoas vão poder comprar. Não é uma prioridade para nós”, detalhou Roger Chandler, citado pela publicação Tom’s Hardware.
Quanto à entrada da Intel no segmento das GPU, numa altura em que o mercado enfrenta a conhecida escassez de chips e outros componentes, Koduri mostrou cautelas no discurso: “Vamos entrar como uma terceira força de mercado. Vou ter sempre precaução, quando a procura é tao elevada e o mercado está tão difícil. Podia sempre ter mais fornecimento. Não vou dizer que tenho oferta suficiente neste mercado exigente”, sublinhou.
A Intel encomendou à TSMC a produção das GPU, representando esta decisão mais custos de manufatura, pelo que é compreensível a decisão de não bloquear para já qualquer tipo de cliente que possa estar interessado nos seus novos produtos Arc e que possa representar uma fonte de receita. De recordar também os investimentos avultados em Investigação e Desenvolvimento que foram realizados para desenvolver o portefólio Intel Arc Alchemist.