A Tesla está a negociar com a Samsung a produção do chip de próxima geração que vai permitir aos carros da marca terem condução totalmente autónoma, afirmam fontes ouvidas pela publicação Korea Economic Daily. A intenção é que este componente, que permite o modo Full Self-Driving, equipe a Cybertruck já no próximo ano.
Recorde-se que a intenção original da Tesla, em 2016, era que todos os veículos produzidos daí em diante já tivessem o hardware necessário para assegurar condução 100% autónoma. No entanto, a realidade provou que a fabricante (e o hardware produzido na altura pela Nvidia) ainda não estava lá e acabou por ter de atualizar os sistemas a bordo por duas vezes. A última iniciativa, o FSD Computer, é alimentado por um chip desenhado pela Tesla e produzido pela Samsung. Este computador, segundo a Tesla, tem poder de computação e desempenho suficiente para permitir condução totalmente autónoma.
Apesar de estar satisfeito com a versão atual, Elon Musk reafirmou no Tesla AI Day, realizado no mês passado, que a empresa vai continuar a investigar novas versões deste FSD Computer 1, apesar de este “ser suficiente para condução autónoma com muito mais segurança do que a condução por humanos. Não sei quanto, provavelmente 200 a 300% melhor do que os humanos”, cita o Electrek. “Obviamente vamos ter um Hardware 4 ou Self Driving Computer 2, que provavelmente vamos apresentar com a Cybertruck. Esse vai ser quatro vezes mais capaz, sensivelmente”.
A notícia dá ainda conta de que a negociação com a Samsung está na etapa final e que “é praticamente um negócio concluído (…) A Samsung Electronics planeia produzir em massa o chip Tesla HW 4.0 na sua fábrica principal de Hwasung, na Coreia do Sul, usando a tecnologia de processamento de sete nanómetros no último trimestre deste ano, o mais tardar”.