Com a proximidade do Euro 2020, a Hisense, que é uma das patrocinadoras oficiais do evento futebolístico, propõe aos espetadores trocar os estádios pelo lar. Para tal, tenta aliciá-los com uma nova linha de televisores, que tem nos modelos U9GQ e A9G as principais estrelas.
Pertencente à série Premium ULED, a U9GQ é uma TV Mini-LED com mais de 10 mil LEDs para retroiluminação que consegue chegar a um brilho de 2000 nits. Além disso, inclui tecnologia como, por exemplo, Quantum Dot, Full Array Local Dimming Pro, HDR 10+, Dolby Atmos, sistema de som 3.1.2. e Modo Game Pro. O modelo de 75 polegadas será o primeiro a chegar ao mercado, sendo que depois terá a companhia das versões de 55” e 65”.
A A9G, por sua vez, possui um ecrã OLED 4K com uma taxa de atualização de 120 Hz e aposta na componente de áudio, contando com uma espécie de soundbar embutida. Refira-se que a Exame Informática teve oportunidade de testar o modelo de 55 polegadas, que tem um preço de €1799, e publicará uma análise completa na edição da revista que chegará às bancas no final de maio.
Tanto a U9GQ como a A9G piscam o olho aos jogadores de PlayStation 5 e Xbox Series X pois contam com portas HDMI 2.1, ALL (Auto Low Latency Mode, para obter uma latência inferior a 14 ms) e VRR (Variable Refresh Rate, para ajustar a taxa de atualização e permitir maior fluidez). As duas TVs contam ainda com Dolby Vision IQ, que permite um ajuste dinâmico à iluminação variável da casa, e Filmmaker Mode, para uma reprodução da imagem mais fiel ao imaginado pelo realizador. Destaque-se ainda a presença da nova versão do sistema operativo VIDAA U 5.0, que privilegia uma interface mais intuitiva e o reconhecimento de comandos de voz em português (deixou de estar dependente da Alexa da Amazon).
Refira-se que a Hisense conta ainda com uma Laser TV, que agora começa nas 88 polegadas (anteriormente era nas 100”). Esta é uma solução ‘chave na mão’ que inclui tela e projetor, sendo que a instalação fica a cargo de um técnico certificado. Tem um preço de €4499, mas é provável que surjam promoções em breve que baixem este valor.
Como curiosidade, a marca chinesa disponibiliza ainda um modelo QLED, o A7, o que faz com que seja a marca com um portefólio mais abrangente em termos de tecnologias de ecrãs. Depois de ter entrado no mercado nacional com propostas agressivas do ponto de vista relação qualidade/preço, a Hisense está agora a fazer uma assumida transição para segmentos mais premium, embora continue a contar com propostas de entrada de gama, de que é exemplo a A6, cujo modelo de 50 polegadas conta com Dolby Vision e custa €499. Neste momento é já a terceira maior marca de TVs em Portugal, atrás das coreanas LG e Samsung, mas à frente de, por exemplo, Sony. Os novos modelos têm chegada prevista para meio de junho.
Para além das TVs
A Hisense está também a trazer novos produtos para o mercado nacional e estreia-se agora em dois segmentos: soundbars e purificadores de ar. Além disso, continua com uma vasta oferta de eletrodomésticos.
No evento de apresentação à imprensa dos novos equipamentos houve algumas funcionalidades que nos chamaram a atenção. Um exemplo é a My Fresh Choice do frigorífico RQ760N4AIF, que permite variar uma das zonas do equipamento entre os 5° e os -20° para que possamos utilizá-la da forma que for mais conveniente consoante as compras feitas na altura.
Entre os outros detalhes que nos cativaram estão: a função Dose Assist da máquina de lavar roupa WFGA90141VM, para identificar a dosagem perfeita de detergente e, assim, evitar desperdícios e malefícios para os tecidos; as zonas conectadas verticalmente da placa I6456CB para tirar proveito de superfícies de cozedura maiores; e a cozinha a vapor do forno BS5545AG para obter pratos mais saudáveis.