O Argo Self-Driving System (SDS) é capaz de detetar objetos mais difíceis de ver, com maior precisão e a uma distância de até 400 metros, anuncia a Argo. Entre as melhorias trazidas com este sensor estão a capacidade de detetar objetos com baixos níveis de reflexo (menos de 1% da luz), mesmo de noite, e a capacidade de fornecer imagens realistas do ambiente circundante. Por outro lado, o sistema é capaz de lidar com transições repentinas no nível de luz como quando se entra ou sai de um túnel ou um pequeno animal se atravessa no caminho.
O avanço tecnológico é possível devido à utilização do sensor Geiger-mode, alegadamente capaz de detetar fotões únicos de luz em articulação com uma operação de comprimento de onda de luz mais elevada, de 1400 nanómetros, noticia o Engadget. A opção de integrar todo o sistema num único sensor ajuda a tornar a solução mais rentável de produzir em grande volume.
O CEO da Argo AI, Bryan Salesky, anuncia que este sistema “leva-nos para um novo nível de condução autonónoma, desbloqueando a nossa capacidade quer no que toca a serviços de entregas, como de boleias”.
O sistema está já a ser testado em alguns Ford Fusion Hybrid e Ford Escape Hybrid, devendo chegar a uma frota de 150 veículos no final do ano. Depois, a Volkswagen e a Ford devem estar entre os primeiros ‘clientes’ deste sensor, em modelos ainda por definir.