A TCL vai reforçar a aposta no mercado europeu seguindo o lema “produtos premium acessíveis”, ou seja com modelos que apresentam características sofisticadas a um preço mais atraente. E com mais produtos, como frigoríficos e máquinas de lavar roupa “inteligentes”. No caso dos frigoríficos, a aposta é no grande volume (incluindo side-by-side) e em tecnologias que permitem um controlo apurado das condições para evitar o crescimento de bactérias e zonas de refrigeração diferenciadas. Os preços deverão variar entre 299 a 999 euros. Nas máquinas de lavar roupa vamos ter tecnologias como lavagem com vapor e doseamento automático dos detergentes. Nesta linha de produtos, os preços vão começar nos €299.
Aspirador que fala com o purificador
Os novos Sweeva são aspiradores robóticos que, garante a TCL, apresentam elevada potência e autonomia. A versão mais sofisticada inclui conectividade e suporte para assistentes digitais – interação através de comandos de voz. A componente de Inteligência Artificial é evidenciada, por exemplo, na forma como este robô aspirador é capaz de comunicar automaticamente com os, também novos, purificadores de ar da série Breeva. Ao iniciar uma aspiração, o robô é capaz de, se considerar necessário, ativar automaticamente o purificador para eliminar as impurezas do ar. Segundo a TCL, os purificadores de ar Breeva eliminam 99,7% das partículas em suspensão graças a um sistema de filtragem de cinco níveis.
Televisores: cada vez maiores e com Android TV
Segundo Frédéric Langin, vice-presidente da TCL para as vendas e marketing na Europa, o negócio de televisores da TCL está bem e recomenda-se. A marca terá crescido como nunca em 2020, vendendo quase 21 milhões de televisores em todo o mundo. O que coloca o fabricante chinês em terceiro lugar entre as marcas mais vendidas, já muito próximo do segundo.
Um dos ‘segredos do sucesso’ será a produção dos próprios painéis graças à TCL CSOT, que já é o segundo maior fabricante de painéis do mundo, produzindo ecrãs para vários clientes, desde marcas de smartphones a marcas de televisores. A TCL terá investido já mais de 30 mil milhões de dólares na capacidade de produção e desenvolvimento de painéis.
De acordo com dados da marca, 40% das vendas na Europa durante 2020 já foram online, mais uma prova que o comércio eletrónico acelerou com a pandemia. E a grande maioria dos televisores vendidos têm ecrãs de 55” ou superiores. Com quase 80% a serem 4K.
Para Langin, esta tendência é para continuar até porque vamos contar com dois grandes eventos desportivos, os Jogos Olímpicos e o Europeu de Futebol, que costumam levar à compra de ecrãs grandes.
E, claro, há novidades nos televisores que a TCL vai começar a vender durante este ano, com destaque para duas séries: C72 e C82. As áreas de ecrã variam de 43 a 75 polegadas e todos os modelos incluem, de base, Android TV e Dolby Vision. Aliás, o grande intervalo dinâmico (tecnologias HDR) foi uma característica várias vezes anunciada e reforçada durante a apresentação.
Os TCL C72 pretendem conquistar os clientes que mais valorizam a relação qualidade/preço. O painel é QLED, a tecnologia que, segundo Marek Maciejewsk, permite atingir a maior fiabilidade de cor. Para o gestor de produto, no que à cor diz respeito, a vantagem da tecnologia QLED sobre o OLED é evidente: “quanto o QLED consegue reproduzir 100% do volume de cor, o OLED fica-se pelos 70%”.
Para quem procura maior fluidez de imagem, a TCL recomenda a série C72+, que relativamente ao C72 standard, adiciona taxa de atualização de 100 Hz, suporte para UHD 120, porta HDMI 2.1 e capacidade de adaptação à luz ambiente em tempo real. A taxa de atualização mais elevada e o HDMI 2.1 são, claramente, um ‘piscar de olhos’, aos gamers.
A série topo de gama, denominada C82, recorre a painéis Mini LED, com ainda maior intervalo dinâmico. Estes televisores integram uma soundbar Onkyo com Dolby Atmos, capaz de criar um efeito de surround virtual 5.2.1.
Quanto questionado sobre se a TCL iria apresentar televisores OLED, Marek Maciejewsk foi assertivo ao afirmar que “a tecnologia Mini-LED é melhor que o OLED em todos os aspetos”. Uma opinião certamente pouco consensual. Aliás, o próprio Maciejewsk explicou que a TCL está a investir numa nova fábrica de painéis OLED e que, como tal, deverá apresentar televisores OLED no futuro.
Todos os novos televisores usam o Android TV como sistema operativo, integrando o assistente da Google para controlo através de comandos de voz. Um controlo que pode ser expandido a outros aparelhos da TCL. Como seria de esperar, também há uma app para integração e controlo dos vários dispositivos conectados da TCL, até porque a marca quer, cada vez mais, uma integração completa dos vários dispositivos da casa, incluindo aspiradores, televisores, purificadores e ar condicionado.